segunda-feira, 28 de maio de 2012

Shortbread de M&M's



Desde que vi esta receita no blog A culpa é das bolachas! soube que um dia a iria fazer! Da última vez que passei pelo supermercado lembrei-me de trazer os M&M's e disse para mim e para a restante família "não é para comer, é para a receita!". Há gente muito gulosa por aqui (=P).
Quando me preparava para fazer o shortbread, revi os ingredientes e percebi que não tinha as amêndoas. Tinham sim amendoins, que acabaram por ficar muito bem, uma vez que os M&M's têm amendoins por dentro!

Espero que esteja tão boa quanto à da receita original, para mim ficou aprovadíssimo!

Ingredientes:
(adaptado da receita de Shortbread de M&M's do blog A culpa é das bolachas!)

- 300 g de farinha
- 120 g de manteiga
- 80 g de açúcar
- 100 g de açúcar amarelo
- 50 g de amendoins
- 125 g de M&M's
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Comece por picar os amendoins, muito fininhos, quase como farinha e reserve. Juntar os açúcares e manteiga e bater bem. Junte depois o ovo e bata até formar um creme fofo. Juntar o sal, o bicarbonato de sódio e os amendoins à farinha; juntar depois a mistura dos ingredientes ao creme que foi batido anteriormente e envolver muito bem.
Forrei a forma com papel vegetal e usei óleo em spray. Tenta colocar o creme com uma altura uniforme em toda a forma. Colocar por cima os M&M's a gosto. Vai forno até ficar douradinho, cerca de 20 minutos.



Bom apetite, enjoy!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Pita de Perú



A semana passada vi o programa do Chef Henrique Sá Pessoa que se chama Ingrediente Secreto que dá na RTP2, sendo que o ingrediente da semana era o perú. Fiquei com umas novas ideias e ontem decidi experimentar uma das receitas sugeridas, ainda que não tenha sido seguida à risca, deixo-vos aqui o link do programa, no caso de quererem dar uma espreitadela!

Ingredientes para aproximadamente 6 pitas:

- 2 bifes de perú
- 1 dente de alho
- tomates cereja a gosto
- metade de um abacate
- coentros picados grosseiramente a gosto
- limão
- 3 mãos mal cheias de rúcula
- sal para temperar os bifes
- maionese
- pães pita (usei integrais)


Preparação:

Tempere os bifes com sal a gosto.
No programa é ensinado a fazer maionese de alho, estejam à vontade para o fazerem. Aqui em casa utilizou-se da de compra, sendo que ralei um dente de alho e misturei, ficou muito boa também e fez efeito semelhante ou igual, e reservei.
Grelhe os bifes e enquanto estes estão a cozinhar, parta o abacate em pedaços pequenos. Numa taça coloque o abacate e tempere-o com um pouco de limão. Coloque depois os tomates cortados em quatro e a rúcula picada grosseiramente.
Depois de grelhados corte os bifes em tiras e depois em quadrados e junte-os à salada de abacate. Coloque a maionese a gosto e misture bem.
Aqueça a pita um bocadinho na torradeira, mas não deixe torrar, é mesmo só para aquecer. Corte a parte superior e recheie com o preparado.

Bom apetite, enjoy!



quarta-feira, 23 de maio de 2012

Bolo de Chocolate



Ainda bem que a minha sugestão de salada foi bem recebida, é realmente boa!

Hoje deixo-vos com um bolinho de chocolate igualmente bom, mas não igualmente saudável =P mas também precisamos de um miminho doce, certo? Até porque, por coincidência, percebi que o blog faz hoje 2 meses, é um bebé ainda!
Tirei esta receita do verso de um pacote de farinha da Nacional.

Ingredientes:

- 200 g de farinha
- 375 g de açúcar amarelo
- 100 g de chocolate negro (70% de cacau)
- 225 g de manteiga amolecida
- 2 ovos grandes (batidos)
- 1 colher de chá de açúcar baunilhado
- 2,5 dl de água a ferver

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 190ºC.
Bater a manteiga com o açúcar amarelo e o açúcar baunilhado. Acrescente os ovos batidos e mexa bem. Junte o chocolate previamente derretido (derreti no microondas, pus 30 segundos de cada vez e fui confirmando quando estava bom) e envolva de modo a que a mistura fique homogénea mas não demasiado batida. Por fim, adicione a farinha, alternando com a água a ferver até obter uma massa líquida e leve.
Forrei a forma com papel vegetal e usei óleo em spray. Deitar na forma e levar ao forno durante 30 minutos. Baixe depois a temperatura do forno para 170ºC e deixe cozer durante mais 15 minutos. O bolo deverá ficar húmido. Ao espetar o palito na massa, este não deverá sair totalmente limpo. Deixe arrefecer e desenforme.

Nota: Deixei cozer mais uns 10/15 minutos, porque ao espetar o palito a massa vinha ainda crua. Depois deste tempo, o palito não veio totalmente limpo, como dizem na receita, mas também não está nada seco! E sabem que não gosto de bolos secos ahah!

Bom apetite, enjoy!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Salada de Rúcula à Italiana



Hoje trago-vos uma sugestão de uma salada que é super levezinha. Quando o calor chegar de novo e tiverem sem ideias, experimentem porque está garantida uma refeição deliciosa!

Ingredientes para cerca de 3 pessoas:
(adaptado de Feito em Casa, Joana Roque, pág. 115)

- 50 g de rúcula
- alface a gosto para formar o resto da base da salada
- 3 ovos
- 2 bolas de mozarella (das grandes, vêm em embalagens de 2)
- tomatinhos cereja a gosto
- 6 fatias de presunto
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1 colher e meia de sopa de vinagre balsâmico
- sal

Preparação:

Coza os ovos e, depois de frios, descasque-os com cuidado.
Disponha a rúcula e a alface no prato de servir. Corte os ovos em quatro, o tomate cereja ao meio e desfaça a mozarella em pedaços, coloque tudo sobre a alface e a rúcula e forma uniforme. Com as mãos rasgue as folhas de presunto em pequenos pedaços e espalhe sobre a salada.
Numa tacinha à parte faça a mistura dos temperos (o azeite, o vinagre e o sal) e mexa bem. Espalhe depois sobre a salada e sirva!

Bom apetite, enjoy!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Bolo de Laranja e Azeite



Hoje trago-vos um bolo que nunca tinha feito e achei muuuuuito bom mesmo! Gosto muito de bolos que levem azeite, dá sempre um sabor diferente e os bolos não ficam nada secos. Sei que talvez falo sempre  na questão do bolo ser húmido ou seco, mas acho que faz mesmo uma grande diferença.

Ingredientes:
(adaptada da receita de Bolo de Laranja e Azeite do blog Cinco Quartos de Laranja)

- 5 ovos
- 2 dl de azeite
- 150 g de açúcar
- 225 g de farinha com fermento
- raspa de 1 laranja
- raspa de 1 lima
- sumo de 1 laranja

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Bater os ovos, acrescentar depois o azeite em fio, mexendo sempre. Adicionar depois o açúcar e mexer. Juntar a farinha e envolver muito bem. Por fim, juntar as raspas e o sumo e mexer.
Forrei uma forma com papel vegetal e untei com óleo em spray (o mesmo que utilizei na receita anterior). Aconselho mesmo a usarem, evita que os bolos se peguem; ao usar o típico manteiga + farinha, por vezes o bolo cola à forma na mesma, o óleo em spray foi a forma que arranjei para evitar isso.

Bom apetite, enjoy!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Bolo de Abacate



Temos tido cá por casa muitos abacates e o pior seria deixá-los estragarem-se, então surgiu este bolo. Ficou muito bom, muito húmido e nada seco.

Ingredientes:

- 1/2 chávena de óleo
- 4 ovos
- 1 abacate
- 1 chávena de açúcar
- 2 chávenas de farinha
- 1 colher de sopa de fermente (não muito cheia)

Preparação:

A preparação deste bolo é muito fácil.
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Numa taça misture o óleo com os ovos e o abacate descascado aos pedaços, de preferência pedaços pequenos para depois quando usarmos a batedeira ser mais fácil, para que a mistura não tenha pedaços grandes da fruta.Depois de ter uma massa homogénea, deitar o açúcar, a farinha e o fermento e misturar tudo.
Forrei a forma com papel vegetal e para untar usei óleo em spray (podem ver aqui).

Bom apetite, enjoy!